sábado, 13 de abril de 2013

UnB regredindo?


Duas mudanças aprovadas recentemente pela Universidade de Brasília causaram certa polêmica e contestação na comunidade acadêmica. A primeira delas desfaz o caráter eliminatório das questões discursivas do Vestibular aplicado pela Instituição, deixando assim de ser obrigatório que o estudante consiga ao menos 20% da nota total nesse quesito. A segunda, e mais contestada decisão, foi a adoção do sistema de seleção SISU/ENEM como uma das formas de ingresso a partir do 1º Vestibular de 2014, fazendo com que o Vestibular de verão da UnB deixe de ser aplicado. 

A Direção da Universidade de Brasília diz que a alteração do caráter eliminatório das famosas “questões tipo D” foi feita para garantir o preenchimento das vagas do sistema de cotas sociais, pois mesmo com a adoção da obrigatoriedade de 12,5% das vagas no último Vestibular, mais de 100 vagas deixaram de ser preenchidas. 

A maioria dos professores e alunos criticam a medida que praticamente atesta a péssima qualidade do ensino público, que parece não ser capaz de formar alunos que consigam se expressar bem em questões que exijam a escrita. Mas aí está a questão: facilitar a entrada de alunos da escola pública com pouca/nenhuma noção de escrita ou manter o índice alto de eliminação por conta do rigoroso sistema de seleção? 

Parece que a UnB preferiu optar pela primeira opção, alegando que acima de tudo isso está a função social da Instituição, que precisa adotar políticas de Estado que visem a inclusão social e não o contrário, como muitos julgavam acontecer antes disso. 

A outra polêmica criada com a adoção do sistema de seleção SISU/ENEM provavelmente não terá um fim tão cedo. Levando em conta que durante vários anos a UnB foi pressionada por parte de diversos setores da população pela adoção desse sistema, sendo uma das únicas Universidades Federais que conseguiram aguentar essa pressão por tanto tempo, parece que a Instituição finalmente sucumbiu diante dos retrógados. 

A medida tem impacto nas mais de 4 mil vagas ofertadas por semestre, dividas a partir de 2014 entre o SISU e o Programa de Avaliação Seriada – PAS. É importante ressaltar que a forma de ingresso pelo SISU somente será adotada para o 1º semestre de cada ano, não extinguindo ainda o sistema de seleção pelo Vestibular tradicional no meio de cada ano. 

A contestação, que oriunda principalmente por parte da comunidade acadêmica, diz respeito ao fraco sistema de avaliação do ENEM, que vem apresentando constantemente falhas grotescas nas correções das provas. Afinal, quem aí não se lembra dos célebres casos do miojo e do hino do palmeiras nas redações? 

Além do sistema falho apresentado pelo ENEM, a medida acaba aumentando a visibilidade e, consequentemente, a concorrência pelas vagas oferecidas na Instituição, o que de certa forma desfavoreceria os alunos residentes do DF, que poderiam acabar perdendo vagas para alunos de outros estados. 

Um dia antes da aprovação da medida, o Diretório Central de Estudantes da UnB decidiu fazer uma pesquisa na Instituição a fim de relatar a opinião dos estudantes a respeito do assunto, o resultado mostrou a discordância quase que absoluta dos graduandos:



Alguns estudantes e responsáveis da área que são contra a medida defendem que a melhor forma de democratizar o ingresso de alunos na Universidade seria a instalação de outros postos e campus pelo Brasil, assim como faz a Unicamp – Universidade de Campinas e o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o que não causaria um impacto social tão grande se comparado a isso. 

Retomo agora a pergunta inicial presente no título deste post: a UnB está regredindo ao realizar mudanças como estas que podem comprometer sua referência e qualidade de ensino? Bem, isso somente o tempo poderá nos dizer.

Referências, fontes e informações adicionais:

Fim do caráter eliminatório das questões tipo D:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/selecao/2013/04/02/Selecao_Interna,358129/questoes-tipo-d-nao-terao-mais-carater-eliminatorio-no-vestibular-e-no-pas.shtml

Adoção do SISU como sistema de seleção:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2013/04/12/ensino_ensinosuperior_interna,360009/unb-vai-substituir-o-vestibular-do-inicio-do-ano-pelo-enem.shtml

Pesquisa do  Diretório Central de Estudantes:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=408106865963305&set=a.142886822485312.31404.139534216153906&type=1&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curiosidades:

VEJA MAIS CURIOSIDADES

Cultura:

VEJA MAIS SOBRE CULTURA

Humor:

ACHOU ENGRAÇADO? VEJA MAIS!